Com o tema “Universo de Ideias”, o IFMT Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva leva apresentações de robótica, energias renováveis, construção civil, secretariado e turismo para a oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação - WorkIF, que será realizado de 25 a 27 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.
A escolha do nome foi justamente pela quantidade de ideias e diversificação de produtos educacionais que abrangem as áreas de atuação do campus, que serão apresentados na tenda central e nos stands durante o evento.
Na área de computação será exposto o projeto de pesquisa “Sequência didática para aplicação de robótica educacional no ensino médio”, desenvolvido pelo professor Custódio Gastão, nos anos de 2022 e 2023, com estudantes dos 1ºs anos do curso técnico em Informática. O trabalho mostra a importância do estudo da automação e da robótica na formação de profissionais e estudantes na área de TI.
A área de construção civil vai apresentar os modernos equipamentos utilizados no curso de Agrimensura e Geoprocessamento, além de projetos de ensino. Entre eles, o projeto desenvolvido pelo professor Vinícius Paes de Barros que estuda o uso de drone na inspeção de obras de construção civil.
“O objetivo do projeto é aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização de obras com a ajuda do drone e da inteligência artificial”, explicou Vinícius.
Ainda na área de infraestrutura a professora Louise Logsdon apresenta o projeto de pesquisa “O uso de maquetes 3D como recurso didático no ensino da construção civil”. O trabalho, desenvolvido com a participação de bolsistas do curso técnico em Edificações, utiliza maquetes impressas em 3D como instrumento de aprendizagem em sala de aula.
Energia renovável é outro tema que o Campus Octayde leva para a Workif. Os professores do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação apresentam os painéis que simulam a produção de energia eólica (vento) e outro que explica como funciona a produção de energia solar com o uso de placas fotovoltaicas.
Outro trabalho da área de eletroeletrônica é o projeto de ensino “Acionamento de motores com inversores de frequência”, em que os estudantes aprendem na prática como deve ser os princípios da automação industrial ou da indústria 4.0, por meio da interface homem/máquina. O painel simulará os diferentes modelos de acionamento de motores.
Já o curso de Turismo do campus irá apresentar o projeto de extensão “Geoparque de Chapada dos Guimarães”, desenvolvido pelos professores Ângela Carrion e Daniel Fernando Queiroz, com objetivo de obter o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como contribuir para a criação e gestão do território do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães como um Geoparque.