8º Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica – VIII CIPA

Publicado por: Campus Cuiabá / 1 de Outubro de 2018 às 08:00

Na semana em que o IFMT, Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva completou seus 109 anos, um momento ímpar da sua trajetória histórica foi refletido no 8º Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica – VIII CIPA, realizado de 17 a 20 de setembro de 2018 na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)/Tatuapé-SP.

Opúsculo da visita de Rondon à EAAMT. Fonte: EAAMT (1915)

O trabalho científico intitulado “Testemunhos de visitantes: A Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso nos relatos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e Comitiva”, de autoria da Dr.ª Nádia Cuiabano Kunze, Coordenadora de Pós-Graduação do IFMT, Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, foi apresentado dia 20 no Simpósio Internacional: “Entre lugares e testemunhos: memórias de outros tempos”, realizado no âmbito do VIII CIPA, e publicado no livro resultante do evento: “Atos de Biogr@far: Narativa digitais, história, literatura e arte” (https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33310-atos-de-biogrfar-br-narrativas-digitais-historia-literatura-e-artes)

Nesse artigo, a autora discorre sobre a prática da “Sessão de visitas”, prevista no regulamento institucional e fomentada pelos dirigentes com a finalidade de divulgar a escola como um relevante espaço de formação escolarizada do trabalhador por meio dos testemunhos dos convidados.

Segundo Kunze (2018), uma das visitas que teve repercussão no ambiente escolar foi a do Marechal Rondon e sua comitiva, cujos testemunhos, contendo as suas opiniões sobre a escola, foram registrados no “Livro de visitas” institucional e, posteriormente, reunidos pelo diretor Avelino de Siqueira num “Opúsculo” impresso com o objetivo de publicá-los e divulgá-los na comunidade.

Realizada no dia 31 de março de 1915, essa visita à EAAMT fez parte, também, da agenda oficial da passagem de Rondon à capital mato-grossense e teve ampla publicização e destaque na imprensa local da época. Em seu testemunho, o “patrono das comunicações” frisou:

Tive a felicidade de visitar este Estabelecimento de ensino profissional, onde os meninos mato-grossenses da classe proletária encontram compensação para a pobreza do seu lar, aprendendo o indispensável para poderem ser uteis à sociedade...

a Escola de Aprendizes Artífices virá a prestar a Mato Grosso os mais relevantes serviços no sentido do seu verdadeiro progresso, quando com o dilatar dos anos as suas oficinas tenham se desenvolvido como promete a segura orientação do seu regulamento... (apud KUNZE, 2018, p. 128).

Opúsculo da visita de Rondon à EAAMT.  Fonte: EAAMT (1915)
Visita de Rondon à EAAMT em 1915. Fonte: Commercial Almanach Matto-Grossense (1916)

Como bem previu o Marechal Rondon há 103 anos, esta instituição de ensino profissional segue prestando significativo serviço educacional à população cuiabana e mato-grossense.

Parabéns Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva!

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78605-200

Telefone: (65 )3318-1460