Professor do ProfEPT aprova projeto que trará investimentos de milhões de reais para o Estado de Mato Grosso

Publicado por: Campus Cuiabá / 5 de Dezembro de 2023 às 21:46

O projeto intitulado “Centro de Inovação em Smart Cities” foi aprovado na Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Programa Ambientes de Inovação Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Centros de Inovação, com investimentos previstos de R$ 4.754.775,20, e tem entre um dos dois principais autores e proponentes o Prof. Dr. André Luiz Amorim da Fonseca pertencente ao Departamento de Engenharia Elétrica e Automação, professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. O projeto foi escrito em parceria com seu ex-aluno e egresso do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, o Eng°. Luiz Augusto de Almeida, hoje consultor de tecnologia e inovação do Instituto SENAI de Tecnologia.

A ação planejada no projeto envolve a construção de um centro de inovação para soluções empreendedoras e inovadoras para cidades inteligentes em Lucas do Rio Verde, estado de Mato Grosso, que busca fomentar inovação em empreendedorismo e pesquisas por empresas e instituições de educação e pesquisa, visando melhorias na cidade e seu entorno, e em todas as cidades do estado, mediante a integração de vários laboratórios e espaços (envolvendo a área tecnológica, elétrica, iluminação e segurança pública, ciência de dados, conforto ambiental, poluição, área de coworking, espaço para capacitações e outros).

Nas palavras do Prof. Dr. André Luiz Amorim da Fonseca: “Esta iniciativa de envolver a sustentabilidade, inteligência e inovação urbana e ter um centro de pesquisa desta temática foi algo almejado assim que defendi minha tese de doutorado em Engenharia Urbana na UFSCar em 2022. Penso que seja uma maneira de contribuir através da prática científica, tecnológica para soluções de problemas urbanos reais, possibilitando impactar positivamente na vida dos cidadãos. Nesta mesma área, leciono e oriento na especialização em Desenvolvimento Urbano do IFMT (Campus de Várzea Grande), bem como, aprofundo os saberes com as aulas que leciono e as discussões que participo no mestrado ProfEPT, abordando justamente a Educação Profissional e Tecnológica, tema que permeiam todo o esforço realizado”.

Para saber mais sobre o ProfEPT acesse: https://profept.cba.ifmt.edu.br/